Em evento realizado na última quarta-feira (4), no Media Lab, alunos da disciplina de Inteligência artificial e análise de dados apresentaram diversas ideias e projetos. Estudantes de Jornalismo e Publicidade mostraram sua criatividade para desenvolver projetos baseados na inteligência artificial, que tinham como objetivo pensar como a inteligência artificial pode ajudar a melhorar as cidades.

(Foto: Felipe Pereira/Agência UVA)
Responsável pela iniciativa, a professora Adriane Figueirola explica como foi incentivar os estudantes a pensarem fora da caixa para realizar esse trabalho tão incomum para estudantes de comunicação. ”A ideia era que os alunos não apresentassem os trabalhos em power points. Eles precisavam fugir dessas apresentações tradicionais”, explica.
A professora também ressalta que os alunos desenvolveram seus projetos pensando em todos os aspectos teóricos do funcionamento das inteligências artificiais. ”Todas as inteligências foram bem pensadas, desde os funcionamentos do deep learning, coleta de dados e algoritmos”, conta.

Aluno de jornalismo, Francisco Santos se interessou pela disciplina por ser um assunto bastante atual e pelo fato dessa tecnologia estar sendo implantada em vários aspectos da vida. “Gostei do que aprendi na disciplina e acho que ela é só o início para que a gente possa despertar para o assunto”, comenta. Ele, que desenvolveu o trabalho na temática do transporte público, conta como foi o processo de criação.
“A minha inteligência foi um ponto de ônibus inteligente, a partir de um que vi em Belo Horizonte que dava a informação do tempo de chegada do veículo. Uma coisa muito simples, mas que achei eficiente. Aí, sofisticamos essa ideia e criamos um ponto de ônibus fechado com ar-condicionado, por causa da temperatura do RJ, com rampas de acesso em nível com a porta do transporte, contando ainda com acesso por reconhecimento facial, por cartão e com aplicativo também, para a pessoa fazer a tarifação no bilhete” explica.
Felipe Pereira (8º período) e Luhan Alves (7º período)
0 comentário em “Alunos de comunicação apresentam trabalhos de inteligência artificial”