Cultura Tecnologia

UVA promove exposição sobre tecnologias e cultura coreana

Exibição vai até esta terça (26). Iniciativa é parceria da UVA com a organização Asia Colors, o Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo e duas multinacionais de tecnologia

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) é sede, até esta terça (26), da exposição “Coreia, celebrando cultura, inovação e tecnologia”. Exibida no piso preto do bloco C, das 10h às 13h, e das 17h às 19h, ela celebra o aniversário de 60 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Coreia do Sul. Entre os destaques culturais em cartaz, há fotografias (inseridas em uma estrutura que simboliza as letras do alfabeto coreano) referentes à imigração da Coreia no Brasil e de suas comunidades atuais em São Paulo, além de retratos das ruas, dos moradores e da gastronomia do país asiático.

Eventos que marcaram a história cultural coreana e a diplomacia entre o país asiático e o Brasil são rememorados na exibição
(Foto: Leandro Victor)

Com relação às inovações, há três televisores que reproduzem vídeos das Hyundai Heavy Industries Brasil, empresa coreana especializada em equipamentos de construção e veículos industriais. Neles, são exibidas as tecnologias da empresa trazidas para o Brasil, como os robôs que auxiliam a produção automotiva nas fábricas. As novas tecnologias da HT Micron, companhia que visa criar soluções inteligentes para semicondutores, também são ressaltadas nos cartazes da exposição. Tal empresa inovou ao criar, em 2019, o primeiro chip voltado para a Internet das Coisas, revolução que conecta itens do dia a dia à rede mundial de computadores.

Formada por fusão de empresa sul-coreana com brasileira, a HT Micron se destaca na realização de testes de diferentes tecnologias
(Foto: Leandro Victor)

Curadora e idealizadora da exposição, a pesquisadora em península coreana Marcelle Torres pondera que apesar do acelerado desenvolvimento tecnológico da Coreia do Sul, o país ainda se preocupa em preservar suas tradições. “O encontro do tradicional com o moderno é muito frequente na arquitetura coreana”, afirma. Marcelle salienta ainda que a academia brasileira se mostra cada vez mais disposta a está a par das tecnologias implementadas pelo país. A seu ver, alunos e professores têm se interessado mais pelo tema, o que amplia a necessidade de iniciativas como essa.

“A exposição é uma atividade inicial sobre a temática. Pretendemos, já no ano que vem, explorar mais a área tecnológica da Coreia do Sul, abordando com mais profundidade as inovações das empresas coreanas deste ramo”, explica a curadora.

A exposição acontece no piso preto até esta terça (26),
entre 10 e 13h, e 17 e 19h
(Foto: Leandro Victor)

A exposição é uma parceria da UVA com a AsiaColors (organização que promove a diplomacia pública e cultural de países asiáticos no Brasil), o Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo e as empresas Hyundai Heavy Industries Brasil e Samsung. Um dos organizadores dela, o coordenador dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação, Fernando Fukuda, acrescenta que a exibição oferece ainda uma experiência em realidade virtual para os participantes, uma outra inovação em alta. Para ele, contudo, a grande riqueza da exposição está no seu caráter multidisciplinar.

“Esta é uma iniciativa cujo conhecimento envolve alunos de diferentes áreas: turismo, relações internacionais, computação, engenharias, arquitetura, história, fotografia, nutrição, entre outras. Com ela, é possível ainda expandir os três pilares funcionais da universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão, para toda a sociedade ao seu redor, visto que a exposição é aberta ao público e gratuita”, conclui o professor.

Leandro Victor – 7º período

0 comentário em “UVA promove exposição sobre tecnologias e cultura coreana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s