Cidade

Assaltos a ônibus atingiram seu maior número dos últimos 16 anos, no Rio de Janeiro

Já foram registrados mais de 12 mil casos entre janeiro e setembro de 2019

A violência continua apresentando altos índices no Rio de Janeiro. Os roubos a ônibus chegaram ao seu maior nível desde 2003. Até setembro deste ano, um passageiro foi assaltado a cada 33 minutos de acordo com o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Foram registrados 12.132 casos de assaltos a este meio de transporte apenas entre os meses de janeiro e setembro de 2019, o que configura um crescimento de 4%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, já que em 2018 ocorreram 11.652.

O estudante, Guilherme Ribeiro, de 18 anos, engrossa esta estatística. O carioca vivenciou a violência no fim do ano passado, enquanto passava pela Vila da Penha. “Fiquei metade do caminho em pé e quando um banco ficou livre eu sentei e escutei uma pessoa dizer ‘se você se mexer vai levar facada’. Parecia que o assalto era armado”, conta sobre o trauma.   

Linha de ônibus que circula na Vila da Penha. (Foto: Júlia Reis/Agência UVA)

“Teve um momento que o ônibus foi ficando vazio. Quando cheguei no meu ponto só tinha uma pessoa que estava lá na frente e o grupo de assaltantes, cerca de umas 10 pessoas. Quando eu levantei pra descer um dos garotos colocou a perna na minha frente me impedindo de sair e anunciou o assalto. Então, eles começaram a meter a mão no meu bolso, pegando o celular, a carteira e até a mochila da escola com todo meu material”, relata Guilherme, aluno do Ensino Médio, que ainda afirma que foi a uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência, mas não conseguiu recuperar seu pertences.

Os dados de 2019 representam a quantidade mais elevada de roubos a ônibus na cidade, durante os últimos 16 anos. O recorde foi constatado desde o início do ano. Segundo o ISP, até junho o Rio de Janeiro registrou uma média de 48 assaltos em coletivos diariamente, calculando 8.761 casos, o maior número em somente um semestre.

Júlia Reis – 6º período

0 comentário em “Assaltos a ônibus atingiram seu maior número dos últimos 16 anos, no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s