Cidade

Moradores de Nova Iguaçu enfrentam filas e altos preços para reconstruírem suas casas

Chuva de granizo na sexta-feira (25) causou estragos, o que gerou demanda por materiais de construção

Após a chuva de granizo que atingiu a Baixada Fluminense na noite da sexta-feira (25), moradores de Nova Iguaçu, além de lidar com os prejuízos devido aos danos em suas residências, enfrentam filas para conseguir comprar os materiais de construção. Com a tempestade, muitas casas tiveram sua estrutura danificada, o que gerou a demanda por esses produtos.

Os consumidores relataram que algumas lojas da região aproveitaram a grande procura para aumentar seus preços. O auxiliar de logística, Lyon Canela, de 19 anos, demonstra indignação com a situação.

“A gente luta tanto para comprar as coisas e uma chuva acaba com tudo e quando vamos procurar repor o que tínhamos em casa vemos que os preços aumentaram absurdamente. Isso nos afeta muito, porque batalhamos tanto e, quando acontece um desastre, o que a gente mais precisa é comprar as telhas, e as lojas aumentam o preço”, ressalta.

Lyon, morador do bairro da Cacuia, contou com a solidariedade das pessoas para conseguir recolocar as telhas de sua casa. “Não tínhamos o dinheiro para comprar todas as telhas. Então, meu pai comprou manta e outros materiais para colar as telhas. Meu pastor veio na minha casa e nos ajudou com telhas que ele tinha guardadas. Não precisamos comprá-las, mas tivemos que comprar o restante do material. Não sabemos nem como vamos pagar, mas a gente queria logo colocar o telhado em casa para ficarmos tranquilos”, comenta Lyon.

Devido a atitude desses comerciantes, a prefeitura de Nova Iguaçu informou que as pessoas lesadas poderiam apresentar a nota fiscal e as reclamações seriam registradas e encaminhadas ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão está fiscalizando as lojas de materiais de construção e fazendo operações desde terça-feira (23) para apurar denúncias e verificar a alta abusiva dos preços. 

Dois dias depois da tempestade, no domingo (27), a Prefeitura de Nova Iguaçu começou a distribuição de telhas para as famílias cadastradas que foram prejudicadas pela chuva. As famílias com crianças, pessoas com deficiência, idosos e em situação de pobreza têm prioridade no processo de entrega. A Prefeitura ainda ressalta que pessoas que possuem casas com laje ou cobertura de garagem e varanda não receberão o material.

Moradores de Nova Iguaçu durante a distribuição de telhas
(Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu)

Os moradores de Nova Iguaçu que desejam se cadastrar para receber a ajuda podem comparecer, de segunda a sexta, entre 9h e 17h, nos seguintes pontos da cidade:

  • CRAS Austin – Rua Mirin s/n°, em Austin
  • CRAS Morro Agudo – Rua Formosa 265, em Comendador Soares
  • Sede da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) – Rua Dr. Luiz Guimarães 95, no Centro
  • Defesa Civil – Rua Itacuruçá 137, no Centro
  • Cerâmica – Rua Thomás Fonseca 1.875, em Comendador Soares

Na última terça-feira (29), o Programa ‘Prefeitura Presente’ ofereceu serviços de assistência social e consultas com médicos clínicos, pediatras e psicólogos, na Praça do Batuta. A ajuda emocional se faz necessária, já que o temporal representou um trauma para muitos moradores.

“Eu cheguei em casa e vi tudo destruído, as telhas furadas, a casa cheia de água. Estava tudo sujo. Isso nos deixa um pouco inseguros, qualquer chuva agora já me deixa com medo de tudo estragar de novo. Mas em mim não causou tanto choque, minha mãe quem ficou muito afetada e chorava só de tocar no assunto”, revela Lyon.

Júlia Reis – 6º período

0 comentário em “Moradores de Nova Iguaçu enfrentam filas e altos preços para reconstruírem suas casas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s