Internacional

Trump ordena sanções econômicas totais contra o governo venezuelano

Congelamento dos bens do governo Maduro é a primeira medida americana do tipo em mais de 30 anos no Hemisfério Ocidental

O governo norte-americano anunciou nesta terça-feira (5) o congelamento de todos os ativos da Venezuela nos Estados Unidos. A medida também proíbe transações com as autoridades venezuelanas cujos ativos estejam bloqueados. O presidente Donald Trump enviou uma carta à presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, afirmando a necessidade de impor as sanções. As restrições colocam a Venezuela no mesmo patamar de Coreia do Norte, Irã, Síria e Cuba.

“Decidi que é necessário bloquear as propriedades do governo da Venezuela devido à continuação da usurpação do poder pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro”, afirma Trump.

Trump não reconhece governo venezuelano de Nicolás Maduro e adotou bateria de sanções (Foto: Reprodução/Visual Hunt)

A ordem de sancionar economicamente o governo de Maduro tem como objetivo pressionar ainda mais a saída do presidente venezuelano. Trump foi o primeiro a reconhecer Juan Guaidó, o chefe do Parlamento controlado pela oposição, como presidente interino da Venezuela. A série de sanções americanas à Venezuela começou em 2014, durante o governo de Barack Obama, com uma lei que impôs penalidades contra pessoas responsáveis por violações dos direitos humanos.

Anteriormente, os EUA já haviam sancionado mais de 100 entidades e pessoas ligadas ao regime de Nicolás Maduro. Em 10 de janeiro, após o início do segundo mandato de Maduro, o governo dos EUA impôs sanções à estatal venezuelana PDVSA, que exportava diariamente 500 mil barris de petróleo ultra pesado aos Estados Unidos, onde operava a filial Citgo, cujas contas foram bloqueadas para entrega a Guaidó. 

Ana Carolina Aguiar – 7º período

0 comentário em “Trump ordena sanções econômicas totais contra o governo venezuelano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s