Educação

Após cortes, UFRJ corre risco de paralisar atividades no hospital Universitário

Falta de dinheiro afeta também funcionamento dos Campi, onde serviços de limpeza e segurança podem ser interrompidos

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho, admitiu em declaração ao G1, nesta segunda-feira(5), que a situação da Universidade é difícil. Segundo Denise, devido a falta de recursos financeiros, há possibilidade da Universidade paralisar algumas de suas atividades ainda no mês de agosto.

Hospitais universitários correm risco de paralisar algumas atividades devido a baixo orçamento. (Fonte:Twitter/@Hucff_UFRJ)

O semestre começou nesta segunda-feira e a situação da instituição é preocupante. A falta de orçamento para o pagamento de serviços básicos como segurança e limpeza tem gerado problemas para o bom funcionamento da Universidade. Prova disso, é que há menos de uma semana foram flagrados roubos ao laboratório no Campus do Fundão.

Apesar das dificuldades na instituição de ensino, a situação mais preocupante ainda é a dos hospitais universitários. Sem poder oferecer condições básicas para intervenções cirúrgicas, as unidades podem parar de realizar tais procedimentos.

Cortes

De acordo com a reitora, a Universidade recebeu apenas 40% do orçamento previsto. Vale lembrar que a UFRJ foi uma das 63 universidades afetadas pelo bloqueio por parte do Ministério da educação(MEC), sofrendo redução de 41% da verba prevista. Em sua declaração, Denise fez um apelo para que o MEC libere R$ 10 milhões do orçamento inicialmente previsto para arcar com os custos de manutenção da instituição.

Segundo informações dadas por alunos da UFRJ a reportagem da Agência UVA, foi enviado aos estudantes um e-mail que fala sobre o aumento da tarifa de energia elétrica e dá instruções para evitar o consumo desnecessário de energia. Apesar de não citar explicitamente os cortes como um dos motivos para a medida, os alunos procurados acreditam que esse seja o principal motivo para esse apelo.

Felipe Pereira – 8º Período

1 comentário em “Após cortes, UFRJ corre risco de paralisar atividades no hospital Universitário

  1. DesenhoGalo13

    Lamentável a saúde publica no Brasil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s