Cultura

Projeto Praça ocupa o centro do Rio de Janeiro com atividades culturais

O evento acontece na Praça da Cruz Vermelha nos dias 02, 03 e 04 de agosto e traz atrações para todas as idades

A Primeira Feira Literária da Cruz Vermelha vem com o tema “Memórias” e promete oferecer diversos momentos culturais de forma gratuita. Essa iniciativa é uma ação conjunta de pessoas que entendem a Praça da Cruz Vermelha como um espaço vivo de memória social e construção coletiva e, por isso, buscam ocupá-la para tornar a cultura acessível a todos.

Edson
Edson Diniz fará parte da mesa de debate sobre Memória e espaço público. (Foto: Divulgação)

O objetivo da programação na praça é valorizar o espaço, dando a ele um novo significado. Mais do que um lugar de passagem, os coordenadores do Projeto Praça visam mostrar que elas devem ser ocupadas, agregando moradores, trabalhadores, empreendedores, visitantes e turistas a partir da arte e da cultura.

Conceição
Conceição Evaristo estará na mesa “Memória e a construção de identidades e experiências”. (Foto: Divulgação)

Além de ressignificar a função das praças nos dias atuais, o Projeto pretende dar visibilidade a autores e pensadores mais consolidados e conhecidos, e a pequenas editoras e jovens artistas, cujas obras não estão acessíveis ao grande público.

Nesse período, serão apresentados pocket shows, peças teatrais, declamação de poemas e uma mostra de curtas-independentes. Além da feira literária, que acontecerá durante todo o evento, mesas de debate também fazem parte da programação. Food trucks e cervejarias artesanais venderão comidas e bebidas ao público.

Veja a programação completa

Dia 02/08/19 (sexta)

20 horas – Abertura com o Bailão da Descoberta, com Raphael Pippa (voz e violão), Moisés Santos (violino), Raphaela Morret (percussão), Arcanjo (percussão)

Dia 03/08/19 (sábado)

10 às 18 horas – Pé de livro – atividade infantil criada pelo Tear, com uma releitura nossa, com os mediadores: João Gabriel Vianna, Janice Peixoto e Marcos Aurélio dos Santos.

10 às 18 horas – Oficina de arranjos florais com Ana Maria dos Santos.

11 horas – Mesa de Debate: Memória e criação literária com Cristiane Sobral, Sinara Rúbia e mediação de Camila Leite.

14 horas – Todos são poetas na Praça – apresentação de Manoel Herculano.

16 horas – Mesa de debate- Memória e ancestralidade com Tatiana Henrique, Aline Pachamama, Renata Tupinambá (a confirmar) e mediação de Maria Elena Viana Sousa.

18h30 – Mostra de curtas-metragens seguido de bate-papo com os diretores, mediado por Mércia Brito. Filmes: Cabeça blue, Ovos de dinossauro na sala de estar, Elekô, Não me prometa nada e Costureiras.

21h30 – Pocket show – Analuh

Dia 04/08/19 (domingo)

10 horas – Lançamento do livro Travessuras e gostosuras: de quando as crianças ainda brincavam nas ruas, de Ednize Judite, ilustrações de Cristina Quartin.

10 às 18 horas – Pé de livro – atividade infantil criada pelo Tear, com uma releitura nossa, com os mediadores: João Gabriel Vianna, Janice Peixoto e Marcos Aurélio dos Santos.

10 às 18 horas – Oficina de arranjos florais com Ana Maria dos Santos.

11 horas – Mesa de debate – “Memória e a construção de identidades e experiências” com Conceição Evaristo, Sonia Rosa, Zeca Ligiéro. Mediação: Rita Ribes.

14 horas – Show – Os Alacantos 16 horas – Mesa de debate – Memória e espaço público com Eliane Alves Cruz, Edson Diniz, outros participantes a confirmar.

19 horas – Peça Teatral – Iroko com Jeff Fagundes

21 horas – Show de encerramento


Thatiana Cordeiro – 6º período

0 comentário em “Projeto Praça ocupa o centro do Rio de Janeiro com atividades culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s