Geral

Dirigir e falar ao telefone pode ser uma combinação perigosa

Uso do celular no trânsito aumenta em 400% a chance de acidentes, diz pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito

Uso do celular no trânsito aumenta em 400% a chance de acidentes, diz pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito

Acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte sem considerar as doenças, perdendo apenas para os homicídios por arma de fogo. Entre as principais infrações estão o excesso de velocidade, o consumo de álcool e o manuseio do celular.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige. Desses, 25% tem entre 25 e 34 anos de idade e  26,1% tem nível de escolaridade de 12 ou mais anos de estudo.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, o celular deixou de ser artigo de luxo. Hoje, ele faz parte da rotina dos brasileiros e se tornou uma preocupação quando o assunto é a combinação direção x celular.

Com as mudanças na sociedade, o Código de Trânsito também precisou ser atualizado. Desde 2016, dirigir e usar o celular é infração gravíssima, e a multa é de quase 300 reais e 7 pontos na carteira. Vale ressaltar que utilizar os fones de ouvido é considerado infração média.

celular
(Foto: reprodução/twitter)

Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), os motoristas chegam a ficar entre 4 e 5 segundos sem olhar para a via enquanto manuseiam o celular. O que parece pouco tempo tem sido o suficiente para causar acidentes de trânsito todos os dias.


Thatiana Cordeiro – 5º período

 

0 comentário em “Dirigir e falar ao telefone pode ser uma combinação perigosa

Deixe um comentário