Internacional

Irã promete que superará limite de urânio enriquecido daqui até 10 dias

País do Oriente Médio suspendeu algumas regras do acordo nuclear de 2015;  anúncio ocorreu após os EUA acusarem o Teerã por ataque a petroleiros no Golfo de Omã

País do Oriente Médio suspendeu algumas regras do acordo nuclear de 2015;  anúncio ocorreu após os EUA acusarem o Teerã por ataque a petroleiros no Golfo de Omã

O governo iraniano anunciou, nesta segunda-feira (17), o que aumentará o seu estoque de urânio enriquecido acima do que havia sido firmado no acordo nuclear de 2015. O Irã não vai mais estabelecer um limite para o volume do material que produz. Essa medida prejudica os esforços da União Europeia de salvar o acordo nuclear internacional conforme crescem tensões militares no Oriente Médio.

Um ano após o presidente Donald Trump ter retirado os EUA do acordo – com a retomada das sanções econômicas – o Irã anunciou, no início de maio, a suspensão de alguns de seus compromissos no Plano de Ação Integral. A Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China permanecem no acordo, apesar da saída dos Estados Unidos.

Sem título
Relações entre EUA e Irã estão ainda mais tensionadas (Foto: Google Street View)

O objetivo do país do Oriente Médio é pressionar as potências mundias a renegociarem o acordo, rompido pelos Estados Unidos há pouco mais de um ano. Em maio, o Teerã já tinha quadruplicado sua produção de urânio de baixo enriquecimento. Apesar disso, o Irã afirmou também que pode manter a expansão de seu programa nuclear dentro  dos limites do pacto caso os países europeus colaborarem na compensação das perdas financeiras provenientes de sanções impostas pelos EUA.

Também vale ressaltar que o anúncio vem dias depois de dois navios petroleiros sofrerem ataques no Golfo de Omã – região onde passam  20% de todo o petróleo consumido no mundo – na última quinta-feira (13). O Irã foi acusado pelos EUA e Arábia Saudita de estar por trás dos ataques, porém a alegação foi refutada pelo Teerã.


Ana Carolina Aguiar – 6º período

 

 

0 comentário em “Irã promete que superará limite de urânio enriquecido daqui até 10 dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s