Geral

Turma da Universidade Veiga de Almeida realiza projeto de cenografia social

Coordenados pela professora Danielle Spada, a turma juntou esforços para reformar uma casa na Barreira do Vasco

Coordenados pela professora Danielle Spada, a turma juntou esforços para reformar uma casa na Barreira do Vasco

Sozinha, morando numa casa de 3x3m, sem água encanada e com paredes pela metade. Assim é a vida de Maria Lúcia Vicência, mais conhecida como Dona Lucinha. Vida com uma história difícil, mas com o bom humor de quem nunca perde a esperança, assim encontramos Dona Lucinha, na praça próxima a sua casa, no bairro da Barreira do Vasco, e São Cristóvão.

Ela nos diz que morava com a irmã até sua morte recente, desde então vive sozinha com a ajuda de vizinhos e o pouco dinheiro que entra das faxinas que faz, “aqui é muito quente, parece até uma sauna, só não melhoro porque não tenho condições, se não a casa já tinha até ar-condicionado, mas o dinheiro é bem pouco então não dá pra fazer melhor na casa”.

IMG-20190614-WA0035
Imagem da casa antes do início das obras (Foto: Divulgação do projeto)

Um projeto além das salas de aula

Inicialmente o projeto faria pequenas reformas em alguns locais, mas conhecendo a história de Dona Lucinha, a turma da professora Danielle Spada decidiu concentrar esforços para um único projeto, mais difícil, porém mais significativo, como explica a professora.

Ela diz, “os alunos têm como princípio que a Universidade é só conteúdo, mas como esses conteúdos são colocados em prática? Como realmente isso funciona no mundo real? Alguns autores falam em ‘aprendizagem significativa’, aquilo que significa alguma coisa pra mim, eu aprendo e nunca mais esqueço, eu tenho certeza que nenhum aluno que passou por esse projeto nunca vai esquecer essa experiência”.

Ela fala também que o projeto não se limita à aprendizagem, mas vai além das salas, “como professora o foco é na aprendizagem, mas será que empatia, humanidade, se colocar à disposição do outro também não é um conteúdo? A pessoa além de um bom profissional, ela precisa ser humano. Essas coisas que estão sendo discutidas no mundo da educação”.

20190614_111839
Obra em execução acelerada para a entrega (Foto: Daniel Fernandes)

O projeto, apesar de ser do curso de design de interiores, conta também com a participação de alunos de jornalismo, publicidade e moda. Um dos alunos de jornalismo, Rodrigo Sandres fala sobre essa pluralidade de cursos. “Acho que a principal dificuldade foi unir pessoas de diversos cursos, com pensamentos diferentes, em um único projeto. Para mim não é um trabalho de faculdade, e sim um projeto social, e com o engajamento as opiniões diferentes geraram alguns conflitos”.

O grupo contou com uma doação de materiais da Leroy Merlin, mas a mão de obra é toda custeada pelos próprios alunos, como diz a aluna de design de interiores Gabrielle de Andrade, “a Leroy foi a principal patrocinadora, doaram material, móveis de cozinha e até uma cesta básica, mas ainda precisamos de dinheiro para a mão de obra, que é do nosso custo, quem quiser pode ajudar pela vaquinha no endereço Vaka.me/578503”.

Daniel Fernandes – 7° Período

0 comentário em “Turma da Universidade Veiga de Almeida realiza projeto de cenografia social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s