Arte Cultura Entretenimento

Paul Klee-Equilíbrio Instável

Exibição das obras e vida do artista modernista clássico no RJ, SP e BH.

Exibição das obras e vida do artista modernista clássico no RJ, SP e BH.

O Ministério da Cidade junto ao Banco do Brasil e a BB Seguros, com apoio da Catena, realizam a exposição Paul Klee – Equilíbrio Instável. Exclusiva ao Brasil, a exibição conta com mais de 100 obras, dentre elas pinturas, gravuras, painéis e fantoches. A atração está presente no CCBB do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte trazendo, novamente, um dos artistas mais importantes da modernidade clássica. Com objetivo de promover acesso amplo e democrático à cultura, tendo com isso a formação social e cultural do público, o Centro Cultural apresenta, entre suas obras, coleções e artes pouco conhecidas e raras, fornecidas pelo Zentrum Paul Klee de Berna, na Suíça.

Paul Klee no Brasil

Klee influenciou diversos brasileiros, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, devido às reproduções em revistas e livros de arte, contendo a única obra do artista em coleções brasileiras a Die Heilige vom innerem Licht (A Santa da luz interior, 1921,122), uma litografia a cores que estão, atualmente, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Além disso, o artista já foi alvo presente em algumas exposições artísticas realizadas no país, como as das Bienais de São Paulo de 1953, 1957 e 1965, e em 1996 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ) e no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), com obras da coleção Noprdrhein-Westfalen, Düsseldorf (Alemanha).

A exposição do acervo do Zetrum Paul Klee traz consigo uma nova leitura sobre as obras e projetos do artista suíço. O nome se dá à maneira que Klee se dedicou às obras durante a década de 1920, muitas vezes as intitulando com a palavra equilíbrio, como por exemplo Schwankendes Gleichgewicht (Equilíbrio instável), Gesuchtes Gleichgewicht (À procura do equilíbrio) e Gleichgewicht-Capriccio (Equilíbrio Capriccio). O nome Instável se dá à forma que o artista tematizava as relações de força de suas composições carregadas de tensão, às quais ele incorpora símbolos de setas como marcações. Além disso, a exposição conta com curiosidades sobre Klee, como sua trajetória de vida e trabalho, assim como técnicas de pintura e músicas preferidas.

Interessado nas obras do artista? Confira, abaixo, alguns quadros e fantoches de Paul Klee:

Fotos: Luana Ucha (Agência Uva)

ONDE? Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro de Março, 66 – Centro)

HORA E ATÉ QUANDO: Das 9hrs às 21hrs / atração disponível até 12/08/2019

QUANTO? Entrada franca. Bilhetes podem ser retirados aqui.

Luana Ucha – 7° Período

0 comentário em “Paul Klee-Equilíbrio Instável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s